Diminua o desperdício de dinheiro com os 5 R

Acabe com o desperdício de dinheiro usando os 5R!

Desperdício é, infelizmente, uma das palavras da moda. Compramos muito, queremos tudo, e desperdiçamos muito mais do que imaginamos. Boa parte desse desperdício reflete em perdas financeiras. Pensa comigo: comida que você joga fora (eu sou péssima nesse quesito, infelizmente), itens que estão parados e sem uso na sua casa, serviços que você paga e não usa (ou usa muito pouco)… tudo isso é dinheiro indo embora da sua conta e da sua carteira.

Mas hoje nós vamos fechar a torneira do desperdício, com 5 “R” – um método simples pra você re-avaliar sua relação com seu dinheiro e não deixar ele ir embora mais!

Acabe com o desperdício de dinheiro usando os 5R!

Recuse

Sei que é difícil falar não às vezes, mas pelo bem do seu bolso, é preciso. Diga não a tudo que você não precisa ou não pode pagar. Aquele (ou aqueles!) cartão de crédito adicional que seu banco te ofereceu, tem anuidade? Aposto que sim. Ah, mas são 30/20/10 reais por mês. Acredite, faz diferença, porque no fim das contas são $20 da anuidade, mais $80 daquela balada que você não foi, mais $50 daquela camiseta que você não comprou…

Adquira o hábito de pensar antes de comprometer seu dinheiro. E diga não quantas vezes forem necessárias até sua vida financeira entrar nos eixos e você poder dizer sim.

Reduza

Praticamente todas as contas da sua casa podem ser reduzidas se você estiver disposto a tentar. Água e luz, nem preciso comentar – você já deve ter reduzido, e se não o fez, faça a partir de hoje. Mas e seu plano de internet, TV a cabo, celular? Você precisa de todos os canais? Precisa mesmo de um celular pós-pago? (essa pergunta estou me fazendo até hoje). Ao pagar por um serviço que você não usa, você está jogando dinheiro fora.

Liste suas contas (sugiro que você use o nosso Controle Mensal de Contas), e verifique onde você e a família podem ajudar a reduzir. Negocie com os prestadores de serviço, se possível: seja legal e gentil com os atendentes e quem sabe você sai com um descontão na sua conta.

Reuse

Já falamos sobre desapego aqui no blog em algumas ocasiões, mais notadamente nos posts As 6 Perguntas-Chave do Desapego e na análise do livro A Mágica da Arrumação. Então não deve ser uma surpresa que eu vou sugerir que você faça uma geral – mas aquelas caprichadas mesmo – na sua casa por itens que você não usa mais, e tente dar outro propósito a eles.

Post relacionado:  As 6 Perguntas-Chave do Desapego

Há itens de casa que podem virar excelentes organizadores, como caixas de sapato, por exemplo. Se estiver com dificuldades em identificar um propósito novo pra determinado item, pergunte pra outra pessoa; quem sabe um novo olhar pode te ajudar com isso. Agora, se não tiver jeito mesmo, eu sugiro que você…

Revenda

Sempre, tudo que não servir mais pra você ou pra sua casa. É um hábito que adquiri não tem muito tempo, e é benéfico em muitos sentidos. Primeiro, você se livra do que não precisa mais. Segundo, ainda ganha uma grana. Olha só que ideia boa: além de você não desperdiçar, ainda está ganhando dinheiro!

Vale anunciar no seu prédio, no seu trabalho, na OLX, em grupos do Facebook. O que não te serve mais pode ser de muita serventia pra outras pessoas. Se revender não der certo, considere doar. Tá certo que você não vai sair ganhando (dinheiro), mas nem sempre é isso o que importa.

Repense

Repense sua situação financeira. Tire um tempo pra refletir sobre as suas despesas, seus ganhos, o que você tem feito pra fazer a conta fechar, suas maiores dificuldades. Anote, se preciso, seus pensamentos e as possibilidades que você enxerga. Não se censure: se surgir alguma ideia do tipo “preciso me mudar pra um lugar onde o aluguel seja mais barato”, ela pode parecer ridícula no início, mas ao final você pode chegar à conclusão que é isso mesmo que você precisa.

Alcançar um objetivo financeiro requer reflexão e trabalho duro, todos os dias. Não acontece de uma hora pra outra. Mas não precisa ser complicado – vamos continuar te dando dicas pra viver tranquilamente e em paz com suas finanças!

Assinatura

Pare de desperdiçar dinheiro - aprenda com os "5R", uma tática fácil pra te ajudar a identificar e parar o desperdício de dinheiro na sua casa. Vem ver como!

Inscreva-se na Newsletter da Casa!
Não perca nenhum post...

... e tenha acesso a conteúdos exclusivos!

(não se preocupe, seu e-mail está seguro com a gente!)

curtiu? compartilha!