Como comprar e cuidar de toalhas

Acredito que todos nós já passamos pelos dois extremos das toalhas nessa vida: já tivemos o privilégio de sair do banho e usar aquela toalha enooooorme, macia, cheirosa, que enxuga tudo em cinco segundos; e também já passamos pelo aperto das toalhas finas, nem sempre com um cheiro bom, que não enxugam de jeito nenhum e mais parecem uma lixa na pele. Sabemos que a qualidade está, na maioria das vezes, ligada ao preço; mas existem algumas dicas boas pra garantir a aquisição de toalhas melhores, e também para cuidar melhor delas pra que tenham uma vida útil mais longa. Afinal, quem é que não gosta de toalhas limpinhas, macias e cheirando roupa limpa, né não?

Comprando toalhas

O item mais importante a ser observado quando você está comprando toalhas novas é a gramatura, ou a indicação g/m². A gramatura é uma medida de densidade, aplicada a vários materiais; para toalhas, ela significa a quantidade (gramas) de algodão por metro quadrado de tecido. Uma toalha de 250 m/g², por exemplo, tem metade da densidade de uma toalha de 500 m/g², por isso absorve menos água e não enxuga tão bem. Portanto, quanto maior a gramatura, mais macia e absorvente a toalha é.

Separei 3 toalhas minhas e tirei fotos bem próximo das fibras, pra que vocês possam ter uma ideia melhor do que realmente é a gramatura. Não me lembro qual a gramatura das duas primeiras, mas a última é 500m/g² (segundo a etiqueta):

Gramatura de Toalhas

Na primeira, dá pra ver que há bastante espaço entre as fibras, que são bem “espalhadas” pela superfície; na segunda, as fibras já estão mais juntas, e na última, a concentração de fibras é bem alta, tanto que não dá pra ver o tecido por baixo. Ou seja, a gramatura da última é maior, por isso ela é mais macia, e tem maior capacidade de absorção do que as outras.

Minha recomendação para toalhas de uso doméstico normal é que sejam entre 300 e 500 m/g²; menos que 300, elas serão finas, tendem a ficar ásperas com o tempo e têm durabilidade menor; acima de 500, são pesadas, e se você não tiver secadora, ela pode demorar muito pra secar no varal. Toalhas de praia ou piscina podem ter uma gramatura menor, pra que sequem mais rápido.

E por fim, se você estiver apostando em qualidade, fique de olho nos materiais que compõem a toalha e dê preferência para as 100% algodão. Se houver mistura entre algodão e algum material sintético, a maciez e a capacidade de absorção serão menores.

Post relacionado:  Apanhado - cozinhas, cores e dicas

 

Cuidando de toalhas

  • Sei que muita gente já viu o Dr. Bactéria falar que a gente precisa trocar toalhas todos os dias, mas acho que ninguém aqui tem nem tempo, nem dinheiro pra seguir essa regra. Recomendo a troca uma vez por semana.
  • Durante o período em que a toalha não estiver sendo usada, mantenha-a esticada, sem dobras – isso previne a formação de mofo entre as fibras por conta da umidade. Por isso, dê preferência a porta-toalhas em barra (em vez de ganchos), ou pendure a toalha por cima do box no banheiro.
  • Ao lavar, não coloque muitas peças dentro da máquina, pois as peças precisam de espaço pra se movimentarem dentro da máquina e assim serem lavadas corretamente.
  • Evite o uso de sabão em pó em excesso e fuja dos alvejantes sempre que possível, pois podem agredir as fibras e deixar a toalha áspera.
  • Sabe aquela propaganda da embalagem de amaciante caindo em cima de uma pilha de toalhas macias? Esqueça. O amaciante funciona formando uma espécie de película sobre a fibra – a longo prazo, isso prejudica a capacidade de absorção da toalha e pode até diminuir sua maciez. Se liga na dica da casa: use vinagre branco. Sim, aquele mesmo de temperar salada: utilize 100 ml de vinagre branco no lugar do amaciante. Vai por mim, não deixa cheiro nenhum e recupera a maciez das suas toalhas em apenas algumas lavagens.
  • Ao tirar a toalha da máquina de lavar, dê fortes sacudidas pra “soltar” as fibras, e pendure-as para secar. Não deixe esturricar no sol, pois isso também reduz a maciez. Ao tirar do varal, sacuda novamente e, se quiser, passe a mão no sentido contrário da fibra pra ter toalhas ultra mega super macias.
  • Não tenho secadora, mas li em vários lugares que não é aconselhável secar toalhas em altas temperaturas, portanto #ficaadica.

Se ligou nas dicas? Agora é só compartilhar o infográfico pra ajudar mais gente a ter toalhas sempre limpas, cheirosas e macias em casa 🙂

Infografico - Como cuidar melhor das suas toalhas

Agora, se você tem toalhas aí que já viram dias melhores, que tal se desfazer delas com a ajuda do nosso Desafio dos 30 dias de Desapego, hein?

Assinatura

Confira algumas dicas pra comprar e cuidar melhor das suas toalhas

 

Inscreva-se na Newsletter da Casa!
Não perca nenhum post...

... e tenha acesso a conteúdos exclusivos!

(não se preocupe, seu e-mail está seguro com a gente!)

curtiu? compartilha!

One thought on “Como comprar e cuidar de toalhas

deixe seu recado!