Como desamarelar panos de prato em minutos

Como desamarelar panos de prato em minutos

Sabe aqueles truques de limpeza que a gente vê por aí no Facebook e no Pinterest, que parecem bons demais pra ser verdade? Pois é, hoje vamos falar de um truque que eu demorei a tentar porque honestamente, parecia bom demais pra ser verdade – além disso, não confiava muito no método. Depois de ler alguns comentários de pessoas que testaram e funcionou, resolvi dar o braço a torcer, e tentar. Por que não? O máximo que ia acontecer era o microondas explodir, ou derreter tudo em cima de mim quando eu abrisse o microondas, coisa pouca.

Mas nada disso aconteceu, e o truque SUPER funcionou. Cola na gente que hoje você vai aprender um dos truques de limpeza mais eficientes e diferentes que eu já vi: como desamarelar panos de prato no microondas.

Vamos às coisas importantes primeiro:

** ATENÇÃO ATENÇÃO **

Algumas recomendações: (1) MUITO cuidado ao testar esse método – tudo que lida com microondas é meio imprevisível pois a potência pode variar de um aparelho para o outro; (2) teste em um pano que você não vai sentir muita falta se estragar, porque né, nunca se sabe; (3) não sei como se comportam tecidos com estampas, apliques ou cores – a princípio eu diria pra você não colocar nada que tenha botões ou coisas do tipo; (4) por fim, gostaria muito de poder garantir que vai funcionar pra todo mundo, mas é humanamente impossível. Se você se queimar ou estragar seu pano e você vier reclamar comigo, vou te direcionar exatamente pra esse parágrafo, tá? #beijonãomeliga

Seguimos adiante!

Peguei como cobaias dois panos de prato que eu tenho faz só uns 8 anos, e portanto, coitados, já viram dias melhores. Como eles são muito bons mesmo, continuo usando e gostaria que eles voltassem a ser branquinhos como eram originalmente; além disso, tem um componente emocional porque o jogo com 6 panos iguais foi presente da minha avó (a dona da casa número 6 original) . Mas qualidade e motivos emocionais à parte, é óbvio, lógico e claro que eu não vou gastar horas da minha vida esfregando, quarando, ensaboando, enxaguando panos de prato. Justamente por isso que esse truque me instigou tanto: prometia milagres em pouquíssimo tempo e com esforço mínimo. O processo é bem simples:

1. Tire uma foto do “antes” (acredite, você vai querer comparar)

Coloquei os dois panos sobre uma toalha branca nova, pra poder ter uma base de comparação mais clara entre eles, e também entre o antes e o depois. Dá pra ver que estão beeeeem amareladinhos, e sei que a iluminação não está das melhores (o dia estava nublado), mas preferi deixar a foto natural como foi tirada:

Post relacionado:  Como limpar estofados de couro branco

Como desamarelar panos de prato

2. Molhe bem os panos e aplique sabão generosamente. Pra testar, eu usei sabão de coco de barra em um pano, e sabão líquido no outro. Fez diferença, como você vai ver no final.

3. Coloque o pano molhado e ensaboado dentro de uma sacolinha de supermercado. É isso mesmo que você leu, uma sacolinha simples de supermercado. Se a sacolinha tiver o nome do mercado, ou qualquer estampa colorida, certifique-se que esteja virado pra fora, ou seja, que o pano não tenha contato com a estampa ou tinta (pra não correr o risco de manchar).

Como desamarelar panos de prato

4. Dobre as pontas da sacola pra baixo (não amarre nem feche!), e ajeite dentro do microondas.

Como desamarelar panos de prato

5. Ligue o microondas por um minuto e meio, na potência máxima.

6. Com todo o cuidado do mundo, porque vai estar SUPER quente, tire a sacola do microondas, e tire o pano de dentro da sacola. Enxágue abundantemente. Não precisa esfregar.

7. Coloque o pano pra secar, e tire uma foto do depois. Coloque as duas lado a lado e posta no Instagram pra gente ver 😀 Não esquece de usar a hashtag #casanumeroseis

Dá uma olhada nesse antes e depois. O pano de cima foi tratado com sabão de coco em barra, e o de baixo, com sabão líquido pra roupas – que deu um resultado muito melhor.

Como desamarelar panos de prato

Em vez de lavar normalmente como antes, vou fazer isso com os panos todas as vezes que precisarem ser lavados – a tendência é que fiquem cada vez mais brancos. Aí sim vai ser sensacional. Também tô querendo ressuscitar uma camisa ex-branca que eu tenho, mas como vou ter que tirar todos os botões… fica pra próxima. Se eu tomar coragem, posto no Insta 🙂

Acabaram-se as desculpas: em questão de minutos, seus panos de prato renovados e prontos pra mais um tempo de uso. Não tem erro – fácil e rápido, do jeito que a gente gosta!

Assinatura

Tem panos de prato precisando de um pouquinho de atenção pra voltarem a ser brancos? Saiba que você não precisa nem de 5 minutos pra resgatar a brancura deles - só precisa de um microondas e uma sacolinha de mercado!

Inscreva-se na Newsletter da Casa!
Não perca nenhum post...

... e tenha acesso a conteúdos exclusivos!

(não se preocupe, seu e-mail está seguro com a gente!)

curtiu? compartilha!

6 thoughts on “Como desamarelar panos de prato em minutos

  1. Fiquei com a pulga atrás da orelha… e a sacolinha do mercado? Não derrete? Aí que medo!

    1. Seguindo os passos certinho, não tem risco de derreter – só se seu microondas for super mega ultra potente!

  2. Já fiz a experiência e os panos ficaram branquinhos mesmo.

    1. Funciona mesmo né 🙂 Eu só tenho feito esse esquema agora com meus panos de prato brancos e eles ficam cada vez mais brancos, me apeguei nessa técnica!

Comments are closed.