Como limpar estofados de couro branco

Aprenda como limpar corretamente seus estofados de couro branco e mantenha seus móveis com aparência de novos por muito mais tempo!

Uns tempos atrás eu comprei uma cadeira nova para o meu “escritório” – entre aspas porque não sei se uma mesa e uma cadeira constituem um escritório. A cadeira é moderna, linda, de couro, mas é… branca.

Eu não tenho o costume de ter móveis brancos, e de repente eu tinha não só uma cadeira, mas também duas banquetas, de corino branco, para as quais eu não ligava muito. Me acostumei a limpar a cadeira uma vez por semana, com um pano úmido e um pouquinho de detergente neutro, mas não fazia ideia se estava fazendo certo ou não. As banquetas, infelizmente, tinham sido negligenciadas durante um tempo, então não estavam mais necessariamente brancas. Off-white, talvez.

Então resolvi pesquisar a melhor forma de limpar esses móveis. Achei uma dica ótima no site da também ótima Lucy Mizael e resolvi testar. E não é que funcionou? Couro branco limpo e cheiroso!

A receitinha básica é a seguinte:

Ingredientes

  • 700ml de água
  • 1 colher de sopa de sabão de coco (ralado ou líquido)

Utensílios

  • borrifador
  • medidores
  • funil

Como limpar estofados de couro branco

Como no meu borrifador não cabia 700ml de água, eu fiz metade da receita: 350ml de água e 1/2 colher de sopa de sabão. É só colocar tudo no borrifador com a ajuda de um funil (comprei esse borrifador na Multicoisas, ele é ótimo), chacoalhar bem e começar a usar.

Esse era o estado das banquetas que um dia foram brancas:

Como limpar estofados de couro branco

Borrifei a mistura na banqueta e esfreguei beeeeem com um pano limpo – peguei um pano de chão normal pois fiquei com receio que um pano colorido de microfibra pudesse manchar o tecido. A sujeira começou a sair, mas eu não estava muito satisfeita. Aí peguei uma escova macia que uso pra limpar estofados (aquela de limpar sapatos), e esfreguei mais um pouco.

Post relacionado:  Como cuidar melhor do seu colchão

Repeti o processo – borrifei mais mistura, esfreguei mais, e aí retirei o excesso com um pano úmido. Engraçado que na hora não percebi a diferença, mas quando coloquei as fotos lado a lado, dá pra notar que ficaram mais limpas mesmo! Olha só:

Como limpar estofados de couro branco

Não tirei foto da cadeira porque ainda é nova e estava limpa, mas a partir de agora, só vou usar essa misturinha e garantir que ela permaneça limpa e bem cuidada por mais tempo. Quem sabe as banquetas também não fiquem mais brancas com essa limpeza constante?

Um último passo que ainda não fiz (mas preciso fazer) é hidratar o couro periodicamente com vaselina líquida, que é facilmente encontrada em farmácias.

Sei que essa receita funciona bem pra limpar couro, corino e couro ecológico branco. Imagino que funcione com outras cores, mas em todos os casos eu recomendo que você teste antes em uma área pequena pra ver se não vai manchar ou desbotar a cor original do seu estofado.

Dica testada, aprovada e compartilhada pra cuidar melhor dos móveis em couro da sua casa!

Assinatura

Aprenda como limpar estofados de couro branco e mantenha seus móveis novos por muito mais tempo!

curtiu? compartilha!