Rotina de Limpeza Semanal

pinterest_limpeza_rotina_semanal

Eu tive o luxo de ter uma faxineira excelente por alguns anos. Apesar de ela não vir todos os dias, era uma ajuda e tanto na limpeza. Aliás, era bem mais que isso – às vezes eu simplesmente não limpava nada pois sabia que ela viria e daria conta do recado, e como resultado, minha casa só estava limpa no dia em que ela vinha. Mas aí precisei apertar o cinto financeiramente, e não pude mais contar com ela. Eu digo que tive o luxo pois ter alguém que ajude com os afazeres domésticos é pouco comum em vários outros países, como por exemplo,em boa parte da Europa e nos Estados Unidos, justamente porque não é barato. E isso leva o pessoal lá a desenvolver várias técnicas pra manter a casa limpa em menos tempo. Gente, nos EUA as casas não têm nem tanque. #comofaz?

Pouco tempo depois de perder essa ajudante percebi que, se não me organizasse, não ia conseguir ter minha casa em ordem. Meu apartamento é razoavelmente grande (pelo menos pra mim), e cada dia eu me via fazendo uma coisa, mas parece que nunca fazia muito sentido, e não rendia. Eu também não queria voltar a gastar horas do meu sábado fazendo faxina, pra chegar no final do dia e perceber que perdi boa parte do fim de semana. E se não der pra limpar no sábado? Espera até a próxima semana? Por onde eu começo daí?

Fui pesquisar no nosso amigo Pinterest, achei várias sugestões de rotina de limpeza e logo percebi o quanto ter uma rotina poderia ser útil. Primeiro, não requer muito tempo por dia (30-40 minutos no máximo), e você pode fazer no horário que se encaixar melhor pra você. Segundo, se você não puder limpar um dia, tudo bem, porque você tem um plano. Não há estresse. Você sabe exatamente o que precisa ser feito, e quando. Se você mora com mais alguém, ninguém pode dar a desculpa de que não limpou nada porque não sabia o que precisava ser feito. Me convenceu.

Por isso, acabei desenvolvendo a minha própria rotina, que aproveito pra compartilhar hoje com vocês. Clique na imagem pra baixar o arquivo em PDF – já está formatado para impressão em A4, assim ela pode ser fixada na geladeira, no armário, onde ficar mais visível.

Post relacionado:  Como usar organizadores corretamente

rotina_limpeza_semanal

Massssss sabemos que cada casa tem suas particularidades. Pode ser que, na sua casa, o banheiro seja prioridade na segunda-feira (depois de passado o fim de semana). Ou que você tenha o costume de cozinhar mais aos fins de semana, e por isso seu fogão mereça uma atenção mais urgente. Por isso, elaborei também uma rotina em branco, pra que você possa adaptá-la às características da sua casa – o PDF é editável, então você pode escolher entre digitar as informações e imprimir depois, ou imprimir o arquivo com os espaços em branco e escrever. Mas essa rotina é exclusiva para os assinantes da nossa Newsletter! Se você já se cadastrou, o arquivo já deve estar disponível pra você (me avise se não tiver recebido!). Se você ainda não assinou, essa é sua chance!

newsletter

Além de ter acesso ao arquivo, você irá receber as novidades da Casa, uma vez por semana, no seu e-mail. Nada de spam, eu juro 🙂

Entendo que não existe uma rotina de limpeza que se encaixe pra todo mundo; cada família, cada casa tem as suas peculiaridades. Mas lembre-se:

O importante é ter um plano para que cuidar da sua casa não se torne um stress.

E mais: não se torture se passar um ou dois dias sem conseguir cumprir a rotina estabelecida. Uma coisa que percebi depois que adotei esse método é que sua casa dificilmente fica suja. Se não tiver muito tempo, foque no essencial, e na semana seguinte você retorna ao normal. Como qualquer rotina, limpeza é uma questão de hábito. Prometo que, depois de se adaptar, você não vai se arrepender!

E aí, vamos tentar? Me conta como a rotina funciona melhor na sua casa!

Assinatura

Inscreva-se na Newsletter da Casa!
Não perca nenhum post...

... e tenha acesso a conteúdos exclusivos!

(não se preocupe, seu e-mail está seguro com a gente!)

curtiu? compartilha!