Centros de Comando – O Coração da Casa

Você sabe o que são centros de comando? Conheça esse conceito de organização doméstica e inspire-se para transformar o dia-a-dia da sua casa!

Confesso que antes de seguir blogs americanos de organização no Pinterest, eu achava que centro de comando era tipo cabine de avião. Mas depois percebi que era um conceito bem legal de organização doméstica e desde então eu me pergunto por que será que ainda não “pegou” aqui no Brasil. A ideia é realmente muito boa, e se você ainda não conhece, aposto que você vai gostar!

Um centro de comando é um lugar específico que concentra todas as informações importantes da casa, pra que todo mundo saiba o que está acontecendo (ou vai acontecer). O que exatamente vai em um centro de comando depende muito de como sua casa funciona, mas a princípio um bom centro de comando deve ter o seguinte:

Propósito

Que tipo de informação seria útil compartilhar com as pessoas que moram com você? Um calendário de eventos? Informações sobre seus filhos? Colocar em um lugar só todos os papéis, contas, etc, para que sejam tratados? Pense em tudo que o centro de comando deveria ter para ser o mais útil possível, pois apenas depois disso é que você consegue determinar o que precisa ser comprado ou feito.

Espaço

Dependendo do que você definiu no primeiro item, você vai escolher um lugar e um espaço que sejam mais adequados pra exibir as informações da sua casa, para a sua casa. O ideal é que seja um lugar de alta circulação, como a entrada ou a cozinha – qualquer espacinho serve, desde que seja visível e acessível a todos.

O pessoal do How to Nest for Less, tem um que fica em uma parte da parede da cozinha:

Centro de Comando - How to Nest for Less

Calendário

De modo geral, você vai querer um calendário mensal – você pode desenhar em um quadrinho branco pra poder apagar e escrever de novo depois, ou imprimir um calendário em branco e trocar todos os meses, enfim, como ficar mais conveniente e barato pra você.

No calendário você pode marcar dias em que contas tem que ser pagas, eventos familiares, compromissos dos filhos ou do casal, etc. Assim, todos podem se programar com antecedência.

Nesse centro de comando do One Creative Housewife, o calendário fica em evidência:

Centro de Comando - One Creative Housewife

Pastas

Ou outra coisa semelhante, como cestos. O objetivo aqui é que seja algo para colocar papéis e documentos que chegam, como contas, documentos importantes, papéis da escola dos filhos. Crie um sistema pra separar os papéis quando chegam (por exemplo, uma pasta pra cada tipo de papel), assim você conseguirá lidar com eles e guardá-los com mais facilidade.

Post relacionado:  Socorro! Moro com um(a) bagunceiro(a)!

No From Overwhelmed to Organized, tem não só espaço pra várias pastas, como duas caixas de arquivo com mais pastas dentro; e também duas caixas pra guardar a mochila da criançada.

Centro de Comando - From Overwhelmed to Organized

Cardápio da Semana

Estabelecer um cardápio semanal tem muitas vantagens; uma delas é acabar de vez com a famigerada pergunta:

“O que a gente vai jantar hoje?”

Adicione o cardápio da semana no centro de comando e livre-se de uma vez dessa pergunta terrível!

O pessoal do At Home with the Kirchners não brincou em serviço e colocou um mega menu:

Centro de Comando - At Home with the Kirchners

 

E no Make and Takes, um passo-a-passo de como transformar um porta-retratos em um quadro de cardápio semanal! Resumindo, compre um papel bacana e coloque como fundo (em vez da foto) e escreva por cima do vidro com uma canetinha (que não seja permanente)! Se você quiser deixar ainda mais bonito, pode imprimir os dias da semana no papel. Também dá pra usar tecido em vez de papel. Não ficou uma graça?

Wipe Off Weekly Menu Board - Make and Takes

Espaço Livre

Crie um espaço em que todos os membros da família possam colaborar: um quadro de cortiça ou de metal funcionam bem pra isso. Não se esqueça dos apetrechos: canetas, ímas, tachinhas, ou seja, o que for preciso para o centro de comando ganhar vida.

A Just a Girl and her Blog colocou um quadrinho de cortiça no centro de comando:

Centro de Comando - Just a Girl and her Blog

Um toque especial

Funcionando bem, o centro de comando tem tudo pra ser o coração da sua casa, e por onde as pessoas passam pra se inteirar dos acontecimentos. Por isso, adicione algumas coisas bacanas pra dar um toque especial, pra ficar com a cara da sua casa: flores, enfeites, um porta-retratos, uma frase bonita – inspire-se e inspire quem mora com você!

No Better Homes & Gardens, uma parede foi pintada de quadro negro, e no topo, 3 quadrinhos com pequenas inspirações para a família:

Centro de Comando - Better Homes and Gardens

E no The Caldwell Project, tem plantas, a inicial do sobrenome, e frases:

Centro de Comando - The Caldwell Project

Todos os centros de comando desse post tem seu toque especial. Mas mais importante do que serem bonitos, eles precisam ser úteis e fazer sua casa funcionar melhor.

Se quiser ainda mais inspiração, tem um quadro só disso no Pinterest da Casa – organização :: centro de comando.

E você, já pensou em ter um? O que não poderia faltar no centro de comando da sua casa?

Assinatura

Você sabe o que são centros de comando? Conheça esse conceito de organização doméstica e inspire-se para transformar o dia-a-dia da sua casa!

curtiu? compartilha!

2 thoughts on “Centros de Comando – O Coração da Casa

Comments are closed.