6 coisas que você não deve guardar no banheiro

Saiba que há alguns itens que não devem ser guardados lá de jeito nenhum!

Atualmente nossas casas e apartamentos estão cada vez menores (pelo menos pra nós, mortais, que não podemos comprar mansões). Por esse mesmo motivo, tentamos aproveitar cada espacinho livre pra colocar um armário ou algum objeto organizador, pra guardar as coisas que temos. E é claro que você queria ter – ou tem – um armário planejado no seu banheiro, prateleiras, ou coisas do tipo, pra aproveitar melhor o espaço que já é pequeno.

Mas você pode estar aproveitado esse espaço da maneira errada, pois existem alguns itens que não devem ser guardados no banheiro de jeito nenhum, a não ser que você esteja a fim de estragá-los… e acho que você não está. Veja quais erros de armazenamento você está cometendo e tire essas coisas do banheiro já!

(nesse post tem alguns links para produtos, mas nenhum é afiliado – são todos recomendações pessoais e não vou ganhar absolutamente nada se você resolver comprar algum deles #obrigadadenada)

Remédios

Pode ir buscar um remédio qualquer que você tenha aí na sua casa e ler as recomendações de armazenagem: a não ser que seja alguma medicação especial que precise ser refrigerada, é muito provável que a recomendação seja armazenar em temperatura ambiente, em um lugar seco.

Seu banheiro não tem nenhuma das duas coisas: é o lugar mais úmido da casa, e onde há maior variação de temperatura, pois o cômodo todo esquenta quando você toma um banho quente, e esfria quando está vazio. Então acomode seus remédios em uma caixinha ou cesto organizador (eu tenho essa da Plasútil e acho um charme), bem longe do seu banheiro.

Maquiagem

Sempre que vejo aquelas fotos lindas de banheiros enormes e organizadíssimos, com organizadores de acrílico pra conter dezenas de batons e pincéis e bases e sombras, me dá até uma dor no rim.

Maquiagem nenhuma deve ser armazenada no banheiro, pelos mesmos motivos listados acima para os remédios: alta umidade e flutuação de temperatura, que podem causar mudanças na composição dos produtos e até mofo. Se você ou alguém na sua casa usa maquiagem frequentemente, eu recomendo separar a maquiagem que é usada no dia-a-dia e acomodar em um lugar só: uma necessáire ou algo do tipo, que você possa levar e tirar do banheiro com facilidade quando precisar.

Perfumes

Eu sei, eu sei que você está se perguntando… como assim não posso guardar perfumes no banheiro?

Pois é, não deve guardar mesmo. Perfumes também sofrem alterações com a combinação fatal umidade + variação de temperatura. Por isso, se você quiser prolongar a vida útil do seu perfume preferido, guarde-o longe do banheiro.

Toalhas

Como assim não posso guardar toalhas no banheiro? Mas é onde eu uso toalhas!

Sim, o banheiro é onde você usa suas toalhas, mas não é onde você deve guardá-las. Apesar de não serem afetadas pela variação de temperatura, toalhas são muito suscetíveis a mofo e bolor se não forem armazenadas em local arejado o suficiente. Quem nunca teve aqueles pontinhos pretos na toalha? Pois é, são pontos de bolor.

Post relacionado:  Lista (Inventário) de Despensa

Pra evitar isso, tem algumas coisas que você pode fazer:

  • deixar seu banheiro o mais arejado possível, com as janelas abertas (se houver), pra favorecer a circulação do ar;
  • guardar toalhas limpas em um armário separado, em outro cômodo;
  • estender toalhas usadas no varal, sempre que possível, pra que sequem mais rápido.

E não se esqueça de lavar suas toalhas pelo menos uma vez na semana!

Aparelhos Eletrônicos

Existem dois tipos de pessoas no mundo: as que levam o celular para o banheiro, e as que mentem. Brincadeira! ou não

Tem basicamente dois motivos pelos quais você não deve levar nenhum tipo de aparelho eletrônico para o banheiro:

  1. por mais limpo que seu banheiro seja, ele está, nesse momento, cheio de germes; e apesar do seu celular não ser a coisa mais limpa do mundo (algumas pesquisas apontaram que ele é mais sujo que um assento sanitário), você pode evitar uma contaminação maior;
  2. a alta umidade pode causar ferrugem nos aparelhos – eu conheço gente que já perdeu um celular porque o conector da bateria enferrujou, justamente por causa da umidade;
  3. e o pior dos mundos, seu aparelho pode cair dentro do vaso sanitário.

Então se você quiser escutar música no banheiro, sugiro que compre um aparelho a prova d’água (hoje em dia já existem vários no mercado); e se quiser jogar Candy Crush, bom… deixa pra outra hora.

Jóias & Acessórios

Pode até ser prático deixar as jóias, bijuterias e acessórios (tipo relógios) que você mais usa no banheiro, pra colocar logo depois do banho; mas isso pode ser prejudicial no longo prazo. Mais uma vez, a vilã é a umidade, que acelera o processo de oxidação, e pode fazer com que surjam manchas nas peças.

Bijuterias podem sofrer ainda mais com a umidade, dependendo da sua composição. E os mecanismos internos dos relógios podem enferrujar, prejudicando seu funcionamento.

Aumente a vida útil das suas joias, bijus e relógios, e guarde-os em um lugar seco, em recipientes adequados!

 

Recapitulando pra não esquecer (e pra compartilhar):

Infográfico - 6 coisas que você não deve guardar no banheiro

Aproveite pra dar aquela geral no seu banheiro ainda hoje!

Assinatura

Saiba que há itens que você não deve guardar no seu banheiro - a não ser que você queira estragá-los!

Inscreva-se na Newsletter da Casa!
Não perca nenhum post...

... e tenha acesso a conteúdos exclusivos!

(não se preocupe, seu e-mail está seguro com a gente!)

curtiu? compartilha!