Os Segredos das Casas Eternamente Organizadas

Sabe a casa daquele amigo ou parente seu que vive organizada? Vem aprender os segredos pra sua casa também ser assim!

Todo mundo tem aquele amigo ou parente cuja casa parece nunca estar desarrumada. Não importa a hora ou o dia que você chegue na casa deles, tudo está no lugar, e mais importante: tudo parece estar sob controle. Não parece dar trabalho manter a casa daquele jeito. Se você perguntar pra pessoa onde estão os documentos do Imposto de Renda dela de dois anos atrás, ela sabe. Se você perguntar onde está o descascador de legumes, ela sabe. Você acaba se achando a pior pessoa do mundo porque seu armário só falta cair em cima de você, e o armário dela parece que saiu do Pinterest.

É claro que não podemos generalizar e estamos longe de saber tudo que as pessoas super-organizadas fazem em suas casas, mas é bem possível que os 10 segredos abaixo façam parte de suas rotinas. Vamos aprender com elas?

Sabe a casa daquele amigo ou parente seu que vive organizada? Vem aprender os segredos pra sua casa também ser assim!

1. Camas arrumadas

Se minha mãe estiver lendo (oi mãe!), ela vai dar risada desse tópico. Sempre achei que arrumar a cama era perda de tempo – se eu vou dormir de novo e desarrumar de novo, pra que arrumar? Fora o fato de que essa lógica não faz nenhum sentido (se fosse assim ninguém tomava banho porque né, vai sujar de novo)… arrume sua cama.

Há algum tempo eu comecei a praticar o hábito de arrumar a cama quase todos os dias, e preciso confessar que sim, faz diferença – e muita. Pra começar que seu quarto fica quase que instantaneamente organizado com a cama arrumada, e isso causa um efeito cascata: com a cama arrumada, é muito mais provável que você não queira deixar o criado-mudo desarrumado, e assim por diante. E quando você menos percebe, seu quarto está se mantendo arrumado regularmente, levando você a arrumar os outros cômodos também.

Curiosidade curiosa: em um episódio de um programa chamado “Sua casa é limpa?” (passava no GNT, acho que não passa mais – uma pena, porque era ótimo e engraçadíssimo), uma das limpadoras profissionais disse que não é bom arrumar sua cama logo depois de acordar. O motivo é que a gente produz suor durante a noite, e se você arruma a cama logo depois que levanta, você está “abafando” essa umidade, o que ajuda na proliferação de ácaros, mofo, etc. O ideal é tirar ou dobrar os lençóis e deixar a cama arejar por alguns minutos (enquanto toma banho ou toma café), e arrume depois.

2. Uma coisa entra, uma coisa sai

As pessoas que têm casas organizadas não mantem duas coisas iguais sem necessidade. Via de regra isso não vale pra roupas, mas elas sabem que, por exemplo, se comprarem uma TV nova, a antiga precisa ter um destino certo – de preferência, que não seja dentro de casa. Nada de quartinho da bagunça. Nada de entulhar no armário. Doação, venda, ou lixo.

3. Listas, listas, listas

Uma característica bem comum de pessoas organizadas é fazer listas, e isso se estende a casas organizadas também. Uma lista de afazeres ajuda muito a você não perder o foco do que tem que ser feito em um determinado dia, no trabalho ou no dia-a-dia. Uma lista de compras ajuda não só a você não esquecer as coisas, mas ajuda o bolso também – ir ao supermercado com uma lista pré-definida comprovadamente faz com que você gaste menos. Uma lista das refeições da semana facilita a ida ao supermercado e acaba com o estresse de definir “o que vamos comer hoje?

Não importa se você é “das antigas” e prefere listas de papel, ou se prefere aplicativos (se alguém quiser indicações, tenho vários) – as listas são suas melhores amigas. Tire da cabeça, coloque no papel, e não se cobre mais por ter esquecido de comprar creme de leite no mercado.

4. Nada é guardado pra “se um dia”

“Ah mas um dia eu posso quem sabe talvez querer usar.”

Cá entre nós: você sabe que não vai usar.

Nessas casas eternamente organizadas não se guarda nada para uma eventualidade. As coisas são guardadas porque elas são usadas. O que não é usado é descartado ou doado.

5. Um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar

A regra de ouro da organização é levada a sério. Não existe uma pilha de papéis onde pode ou não estar uma conta de luz que você precisa pra comprovar sua residência, a carteira de vacinação do seu filho e um par de brincos. Existe uma pasta simples, onde os papéis necessárias são categorizados e guardados. Quando chega uma conta, você sabe pra onde ela tem que ir (um lugar pra cada coisa), e quando você precisar dela, você sabe onde ela está (cada coisa em seu lugar). Não tem mistério, nem atalhos.

Post relacionado:  As mentiras que impedem a organização da sua casa

6. Rotinas de limpeza e organização

Outra característica das casas eternamente organizadas é que elas seguem uma rotina de limpeza e de organização. Existem atividades diárias que são seguidas – limpeza de superfícies, louças, um trato no banheiro. A cada dia se limpa de verdade um cômodo, ou um conjunto de cômodos, assim a casa nunca está completamente suja. O que é tirado do lugar, volta pra lugar – todos os dias. Rotinas simples, mas que quando são implementadas com frequência, melhoram e muito o cuidado com casa, e a aparência dela.

7. Envolvimento da família

Mas de nada adiantam todas essas rotinas, listas, e afins, se todos não estão na mesma vibe. Nas casas organizadas, as famílias tiram proveito de soluções tecnológicas pra estarem sempre alinhados: calendários compartilhados, aplicativos de listas que podem ser compartilhados, etc. Nas casas organizadas, a família toda entende que a casa não se mantém sozinha, e que quanto menos você sujar, menos terá que limpar – mas se tiver que limpar, irá seguir as rotinas que a casa tem. Não é uma tarefa fácil, mas definitivamente não é impossível. Não dá pra ganhar se os outros estiverem jogando contra: a casa é um time só!

8. Decisões cuidadosas

As pessoas que vivem em casas organizadas são muuuuuuuito cuidadosas na hora de tomar decisões a respeito de suas casas.

Você sabe a diferença entre querer e precisar?

Elas sabem. Quando precisam de algo, planejam e compram; quando querem algo, não compram por impulso. Pesam cuidadosamente a decisão: eu não tenho nada na minha casa que sirva o mesmo propósito? Se eu tenho, o que vou fazer com o item antigo, e quando? Na minha casa eu tenho um lugar pra isso? Tenho certeza que isso será útil pra mim ou pra minha casa, em um futuro próximo?

Melhore seu poder de decisão, e veja sua casa se transformar.

9. Destralhe e desapego

Casas organizadas não têm espaço pra tralhas. Primeiro, porque entra pouquíssima coisa que não é necessária, ou que não foi pensada. Segundo, porque as pessoas praticam o desapego, e o fazem frequentemente. Você sempre vai vê-las levando coisas para doação, ou vendendo coisas das quais não precisam mais. Elas têm pouco apego emocional, pois entendem que coisas são apenas… coisas. Preferem ter poucos itens que sejam muito úteis e tragam muita alegria, do que muitos itens que não servem pra nada e nem trazem alegria para a casa.

Se você tem dificuldades em se desapegar das coisas, recomendo que você leia o post “As 6 Perguntas-Chave do Desapego“. #desapegadesapega

** está precisando de uma forcinha pra desapegar geral? confira o nosso desafio de 30 dias de desapego! **

10. Gosto pela casa

Por fim, mas definitivamente não menos importante: as pessoas que moram nessas casas eternamente organizadas amam suas casas. Amam tanto que buscam sempre a melhor maneira de mantê-las organizadas e limpas, sem estresse, sem re-trabalho, com a família envolvida, pra que se gaste menos tempo procurando coisas, e mais tempo com pessoas queridas. Menos tempo e dinheiro perdidos com desorganização, mais tempo e dinheiro pra fazer o que elas gostam.

Agora que você está por dentro dos segredos, que tal começar a colocá-los em prática? Recapitulando:

  1. Camas arrumadas
  2. Uma coisa entra, uma coisa sai
  3. Listas, listas, listas
  4. Nada é guardado pra “se um dia”
  5. Um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar
  6. Rotinas de limpeza e organização
  7. Envolvimento da família
  8. Decisões cuidadosas
  9. Destralhe e desapego
  10. Gosto pela casa

Não precisa ser todos de uma vez – pouco a pouco também funciona, desde que você mantenha a consistência. Transforme seus hábitos e transforme sua casa!

Assinatura

Inscreva-se na Newsletter da Casa!
Não perca nenhum post...

... e tenha acesso a conteúdos exclusivos!

(não se preocupe, seu e-mail está seguro com a gente!)

curtiu? compartilha!

2 thoughts on “Os Segredos das Casas Eternamente Organizadas

  1. Monica, concordo plenamente. Pra que uma casa seja verdadeiramente harmoniosa, todos os que vivem nela devem mantê-la harmoniosa! Obrigada pelo comentário 🙂

  2. Já prático essas dicas, e acho que a casa organizada, facilita a vida de todos. Mas o mais importante é a participação de todos da Família. Isto é fundamental pra a Harmonia do Lar. E tudo isto me trás alegria.

Comments are closed.