Praticando a bondade no ambiente de trabalho

Que tal tornar seu ambiente de trabalho menos pesado, mais animado e mais produtivo? Compartilhe essas dicas e espalhe a bondade onde você trabalha!

Você é bom no seu trabalho?

Não estou perguntando se você é competente, estou perguntando se você é bom – no sentido de bondoso, gentil.

“Mas isso não importa”, alguns irão dizer. “O que importa mesmo é se eu faço meu trabalho direito. Não importa se eu sou legal ou não.” Será? Será que a pessoa que diz isso acredita mesmo que isso é verdade? Porque eu não consigo acreditar.

Já trabalhei em lugares pequenos e grandes, com muita gente e com pouca gente, com chefes excelentes e outros que ainda estavam aprendendo como chegar lá. E como todo mundo, tinha dias piores e dias melhores. Mas não tenho a menor dúvida que ter colegas de trabalho com pensamento e atitude positivas mudam completamente o ambiente, pra muito melhor. Você pode ter uma dúzia de ranzinzas trabalhando com você – se tem um colega que é capaz de fazer todo mundo dar risada, a coisa muda de figura. O ambiente fica mais leve, e você trabalha mais animado. Eu já tive até colega que, do nada, jogava coisas por cima da divisória que separava nossas mesas: clipes, aviõezinhos e bolinhas de papel. Risada garantida.

Infelizmente muitas vezes somos pegos pela rotina, traídos pelo mau humor, e nos tornamos ranzinzas em vez de sermos positivos. Mas é muito fácil mudar isso, e influenciar positivamente seus colegas e seu ambiente de trabalho. Ser gentil não custa absolutamente nada, e pode fazer a diferença no dia de alguém, inclusive no seu – e aposto que você vai até chegar em casa mais animado.

Deixamos aqui 6 ideias super simples e fáceis de serem aplicadas – então chega mais que hoje é dia de bondade 🙂

 

1. Cuidado com as palavras

Ambientes de trabalho, como qualquer outro ambiente onde as pessoas se encontrem e passem tempo juntas, tendem a ser ambientes de socialização. Você acaba conhecendo melhor algumas pessoas do que outras, se identifica com algumas mais do que as outras, e tudo isso é normal – até chegar aquela pessoa que diz…

“Você ficou sabendo que fulano fez/falou algo assim e assim?”

E pronto. Você foi incluído, mesmo sem querer, no círculo das fofocas – que é um dos principais problemas de comunicação nos ambientes de trabalho. E a fofoca nem precisa ser pessoal, basta um comentário maldoso sobre o trabalho de alguém, ou o comportamento de uma pessoa em uma reunião, e daqui a pouco se forma um grupinho pra comentar.

Mas como hoje é seu dia de bondade, você vai cuidadosamente se afastar desse tipo de coisa. Qualquer tipo de comentário ou fala que diminua outra pessoa vai passar longe de você. Você só quer ouvir – e principalmente, falar – coisas boas. Fofoca só existe porque tem quem a escute.

Seja a pessoa que não tem ouvidos pra coisas ruins.

 

2. Pague um almoço ou café

Eu sei, eu sei que às vezes o ticket não dá nem pra você almoçar, mas faz um esforcinho porque vai valer a pena. Surpeenda um colega ao pagar pelo almoço dele, ou até por uma sobremesa. Dá uma olhada naquela pessoa que está afogada de trabalho e traga um café pra ela. Traga um chocolate. Não precisa ser nada caro, porque o que vale é o gesto.

Post relacionado:  Melhore suas manhãs

Seja a pessoa que vai colocar um sorriso no rosto do outro!

 

3. Não economize elogios

Nunca economize elogios, em especial no seu dia de bondade.

Uma colega cortou o cabelo? Elogie. Alguém fez um bom trabalho? Elogie a pessoa e faça com o que o chefe dela saiba. Entrou no banheiro e tem uma pessoa trabalhando pra deixá-lo limpo? Agradeça e elogie. Você vai ver que isso é contagioso (no bom sentido) e vai criar um ciclo de gentilezas pra contagiar a todos.

Seja a pessoa que vai começar esse ciclo!

 

4. Celebre pequenas vitórias

Muitas vezes a gente se acostuma – ou por ser o jeito da empresa, ou porque estamos muito atarefados – a celebrar apenas grandes vitórias, ou quando passamos por obstáculos muito grandes. Mas nos esquecemos que essas grandes vitórias são compostas de muitas outras conquistas menores, mas que não são menos importantes.

Quais pequenas vitórias você e seus colegas tiveram recentemente? Não vai ser difícil responder essa pergunta. Qualquer conquista é digna de ser celebrada. Espalhe a notícia e celebre: com um e-mail, um abraço, um café ou um chocolate; mas não deixe passar em branco.

Seja a pessoa que reconhece as pequenas conquistas!

 

5. Demonstre interesse genuíno

Você chega no trabalho. 

“Oi fulano, bom dia. Tudo bem?”

“Ah, tudo e você?”

“Tudo.”

E cada um vai pro seu canto. Você não queria saber mesmo como seu colega estava, né? Mas hoje você vai querer saber, porque você genuinamente se interessa.

Você quer saber como ele passou de ontem pra hoje. Se seu colega não for do tipo que fala muito sobre a vida pessoal, respeite isso – demonstre interesse por algo que ele esteja fazendo no trabalho. Pergunte como está indo aquele projeto, e escute com atenção. Ajude se puder, nem que seja com um bom conselho. Não precisa ser uma conversa profunda de duas horas sobre as filosofias do mundo – basta demonstrar interesse.

Seja a pessoa que escuta pra entender, e não apenas pra responder.

 

6. Compartilhe algo positivo

Verifique as regras da sua empresa antes de sair compartilhando qualquer coisa, mas dentro do possível (lembrando que ambiente de trabalho não é Facebook), compartilhe algo positivo. Não precisa – e nem deve – fazer isso toda hora, mas faça. Um artigo bacana que você leu no LinkedIn, uma dica bacana que vai facilitar a vida dos seus colegas, ou… que tal imprimir e sair distribuindo as frases do nosso post Gestos Aleatórios de Bondade?

Ou talvez esse infográfico maneiro com todas as dicas desse post 😎

Seja a pessoa que compartilha coisas boas!

Que tal tornar seu ambiente de trabalho mais produtivo? Compartilhe essas dicas e espalhe a bondade onde você trabalha!

Seja (e compartilhe) a mudança que você quer ver!

Assinatura

Que tal tornar seu ambiente de trabalho mais produtivo? Compartilhe essas dicas e espalhe a bondade onde você trabalha!

Inscreva-se na Newsletter da Casa!
Não perca nenhum post...

... e tenha acesso a conteúdos exclusivos!

(não se preocupe, seu e-mail está seguro com a gente!)

curtiu? compartilha!

2 thoughts on “Praticando a bondade no ambiente de trabalho

  1. Vim ler este post para ver se recebia uma luz, pois como fazer…se você tem uma funcionária que prefere sempre reclamar, falar mau dos outros e achar sempre que tudo vai dar errado! Como fazer? E ainda hoje no “dia da bondade” sugerido, ela não segue uma orientação que eu mesma a dei. 🙁 segundona difícil!

    1. Ro, esse tipo de gente geralmente “some” se o resto da equipe trabalha bem e é animada. Ou ela vai ser a mal humorada pra sempre, ou vai perceber que o mau humor dela não tem lugar perto de vocês. Eu tiraria o foco dela, e colocaria em quem vale a pena 🙂

Comments are closed.